Tuesday, July 1, 2014

Debaixo das Diferenças há Elementos Universais

Capitulo 8 

Escrituras Sagradas do Mundo

Uma Verdade, Muitos Caminhos 

2. Debaixo das Diferenças há Elementos Universais

Um certo número de discípulos foram ao Buda e dizem: "Senhor, há vivendo aqui em Savatthi muitos eremitas errantes e estudiosos que disputam constantemente, alguns dizendo que o mundo é infinito e eterno e outros que é finito e não é eterno, alguns dizendo que a alma morre com o corpo e outros que ela vive para sempre, e assim por diante. O que, Senhor, você diria a respeito deles? "
O Buda respondeu, “Era uma vez havia um certo raja que chamou ao seu servo e disse, ‘Vem, bom companheiro, vai reunir em um só lugar todos os homens de Savatthi que nasceram cegos... e mostrar-lhes um elefante.’ ‘Muito bom, senhor’, respondeu o servo, e ele fez o que lhe foi dito. Ele disse para os cegos reunidos lá, ‘Aqui é um elefante’, e para um homem, ele apresentou a cabeça do elefante, para outra seus ouvidos, para outro a presa, para outro tronco, o pé, a parte de trás, a cauda, o pavio da cauda, dizendo a cada um que era o elefante.”
"Quando os homens cegos sentiram o elefante, o raja foi para cada um deles e disse a cada um, ‘Bem, homem cego, você viu o elefante? Diga-me, que tipo de coisa é um elefante?’
“Então os homens que foram apresentados com a cabeça responderam, ‘Senhor, um elefante é como uma panela. ’ E os homens que tinham observados o ouvido responderam, ‘Um elefante é como uma cesta para joeirar. ’ Aqueles que tinham sido apresentados com uma presa disseram que foi um arado. Aqueles que conheciam apenas o tronco disseram era um arado; outros disseram que o corpo era um celeiro; o pé, um pilar; a parte de trás, um almofariz; a cauda, um pilão, o tufo de cauda, uma escova.”
“Em seguida, eles começaram a brigar, gritando: 'Sim, é!’ ‘Não, não é!’ ‘Um elefante não é isso!’ ‘Sim, é assim!’ E assim por diante, até que chegaram em se bater entre eles sobre o assunto. O raja ficou encantado com a cena.”
“Só assim é que estes pregadores e estudiosos segurando seus pontos de vista cegamente... Em sua ignorância eles são por natureza briguenta, conflitando e polêmico, cada um mantendo a realidade é assim e assim.”
Em seguida, O Mestre proferiu esse significado ao pronunciar esse verso de elevação:
Oh, como eles se agarram e se disputam, alguns que afirmam
Para pregador e monge o nome honrado!
Pois, brigando, cada um com seu ponto de vista eles se agarram.
Tais pessoas veem apenas um lado de uma coisa.
                                      Udana 68-69: Parábola dos cegos e do elefante (Budismo)

Alguns hindus estavam exibindo um elefante num quarto escuro, e muita gente se reuniu para vê-lo. Mas como o quarto estava escuro demais para que eles pudessem ver o elefante, todos procuravam senti-lo com as mãos, para ter uma ideia de como ele era. Um apalpou sua tromba e declarou que o animal parecia um cano de água; outro apalpou sua orelha, e disse que devia ser um leque enorme; outro sua perna, e pensou que fosse uma coluna; outro apalpou seu dorso e declarou que o animal devia ser como um grande trono. De acordo com a parte que apalpava, cada um deu uma descrição diferente do animal.
O olho do sentido exterior é como a palma da mão, O objeto inteiro não pode ser contido na palma. O mar é uma coisa, a espuma, outra; Esquece a espuma e contempla o mar com teus olhos. Ondas de espuma erguem-se do mar noite e dia, Tu olhas para a ondulação da espuma e não para o poderoso mar. Como barcos, somos jogados daqui para ali, Somos cegos, embora estejamos no brilhante oceano.
                                             Jalaluddin Rumi - Masnavi – Livro 3 – pag. 145 (Islamismo)
  
Um homem entre os muçulmanos e um homem entre os judeus insultando um o outro. O Muçulmano disse: "Por Ele, que escolheu Muhammad acima do universo", e o Judeu disse: "Por Ele, que escolheu Moisés acima do universo." Então, o Muçulmano levantou a mão e bateu o Judeu em seu rosto, e o judeu foi ao Profeta e lhe contou o que aconteceu entre ele e o Muçulmano. O Profeta chamou o Muçulmano e perguntou a ele sobre isso, e quando informou a ele, o Profeta disse: "Não me faça superior a Moisés, porque a humanidade será levantada no céu no dia da ressurreição e serei elevado junto com eles. Eu serei o primeiro a me recuperar e ver Moisés agarrando o lado do Trono; e eu não saberei se eu estava entre os que foram levantados no céu e tinha recuperado antes de mim, ou ele era entre aqueles de quem Deus tinha feito uma exceção... Não faça distinções entre os Profetas.”
                                            Hadidh de Sahih Bukhari, Vol. 3, Livro 41, Nº 594 (Islamismo)

Alguns invocam o Senhor, "Rama", alguns choram, "Khuda",
Alguns se inclinam em reverencia a Ele como Gosain, alguns como Allah;
Ele é chamado de Terra das Terras e também o Generoso,
O Clemente e Misericordioso.
Hindus banham em águas sagradas por causa dele;
Os muçulmanos fazem a peregrinação a Meca.
Os Hindus celebram o puja; outros abaixam a cabeça em namaz.
Há aqueles que leem os Vedas e outros - Cristãos, Judeus, Muçulmanos – que
   leem as escrituras Semitas.
Alguns vestem azul, outros túnicas brancas, alguns chamam-se muçulmanos,
  outros Hindus.
            Alguns desejam a bahishat [Céu muçulmano], alguns a swarga [Céu hindu].
            Diz Nanak, Quem realiza a vontade do Senhor, Ele vai descobrir os segredos do
            Senhor!
                                   Sri Guru Granth Sahib, Raamkalee, Fifth Mehl, p. 885 (Sikismo)

Qualquer os ensinamentos, Gotamid, você pode assegurar-se assim: "Estas doutrinas conduzem às paixões, não ao desinteresse; à escravidão, não ao desapego; a aumentar os ganhos mundanos, para não os diminuir; a cobiça, não a frugalidade; ao descontentamento, não ao contentamento; a companhia, não a solidão; a lentidão, não a energia; ter prazer em fazer o mal, não ter prazer em fazer o bem "- de tais ensinamentos você pode com certeza afirmar, Gotamid: "Isto não é a Norma. Esta não é a Disciplina. Isto não é a Mensagem do Mestre. "
Mas de quaisquer ensinamentos você pode assegurar-se assim: "Estas doutrinas conduzem ao desapego, não às paixões... ter prazer em fazer o bem, não ter prazer em fazer o mal"-de tais ensinamentos você pode com certeza afirmar: "Isto é a Norma. Isto é a Disciplina. Esta é a Mensagem do Mestre. "
                                                                                              Vinaya Pitaka 2.10 (Budismo)

No comments:

Post a Comment